Novo espaço no Pelourinho vai funcionar como residência artística

Cultura
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Um cortejo festivo pelas ruas do Pelourinho, na tarde desta quinta-feira (31), marcou a inauguração de um novo espaço voltado para as artes em Salvador. O imóvel Pouso das Artes vai receber artistas e grupos culturais do interior da Bahia, de outros estados e até mesmo de outros países. A inauguração é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o objetivo de dinamizar e ocupar espaços poucos utilizados no Centro Histórico.


Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:

Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:




Para a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho, o espaço possibilita a formação de um programa de residência artística. “Artistas do interior, de outros estados e até do exterior que venham a Salvador para realizar alguma ação ligada às artes e a cultura podem solicitar hospedagem. Esse espaço vai facilitar o intercâmbio cultural e fomentar os grupos artísticos num período que exige da gente muita criatividade, seguindo uma maneira de pensar estes imóveis para que fortaleçam a arte e a cultura da Bahia".

Com dois apartamentos de dois quartos e 14 leitos, sala, cozinha e banheiros, acesso à internet, mesas e cadeiras para refeições e estudos, o Pouso das Artes já está recebendo artistas em um projeto de teste. A atriz Aída Vitória, do grupo Cordel de Feira de Santana aprovou o espaço. “É muito bem organizado, limpo e com uma vista maravilhosa, no coração do Pelourinho. Para nós, artistas de outras cidades, essa é uma iniciativa maravilhosa, nos recebendo de portas abertas para expressar nossa arte aqui”.

Foto: Paula Fróes/GOVBA
Para o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, a iniciativa dá continuidade ao trabalho de ocupação feito pelo Instituto. “Queremos mudar a forma como o Centro Histórico é visto e aproveitado. Estamos movimentando toda a região com projetos que visam a dinamização de espaços pouco aproveitados. Nosso objetivo é esse, mais um prédio ocupado, com pessoas morando e fazendo entregas importantes para a sociedade. O Pouso das Artes é mais um passo que a gente dá em direção é isso”, explicou.

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Cortejo

O cortejo contou com a participação de alunos e professores do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb, crianças e adolescentes com idades de 5 a 17 anos, tendo também como convidados a Escola Odemaster de Mussurunga, a Band'Axé, do Projeto Axé; a Banda Quabales do Nordeste de Amaralina; a Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro da Purificação, e as manifestações culturais Nativas de Arembepe e Boi Mirim de Parafusos, além de artistas de rua, circenses e bonecos gigantes.

Regulamento

A ocupação do espaço ocorrerá por solicitação direta de artista/grupo, que será analisada com base no regulamento que pode ser conferido no Portal da Fundação Cultural.


Repórter: Tácio Santos
-------------------------------

Teatro da Cabriola

Teatro da Cabriola

Aplicativo para ouvir nossa Rádio no Celular

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Fotos da Cabriola

Fotos da Cabriola

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade 
A partir de agora, a Web Rádio Cabriola já inclui em sua programação o "Talento em Destaque", quadro do programa Magazine da Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria. CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Histórico da Cabriola

Histórico da Cabriola


Arquivos de áudio