Ativista Graça Machel participa de bate-papo na sede do Ilê Aiyê

Igualdade

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Um bate-papo com a ativista moçambicana, Graça Machel, realizado nesta quarta-feira (6), na Senzala do Barro Preto sede do bloco Ilê Aiyê, fortaleceu os laços históricos e semelhanças entre a Bahia e o país do sudeste africano. Graça, uma das mais atuantes ativistas dos direitos humanos da atualidade, celebrou a história do Ilê, atuando como ferramenta de protesto e contribuindo para a autoestima dos negros baianos e de todo o mundo.


Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar, OUVIR e continuar lendo:

Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar, OUVIR e continuar lendo:




"Eu me sinto em casa aqui em Salvador e na Bahia. É um sentimento realmente extraordinário. O calor das pessoas e a simplicidade com que elas se comunicam fazem com que eu me sinta completamente identificada. É muito bom estar aqui, ainda mais conhecendo esse projeto tão interessante e falando sobre estratégias para superar os preconceitos em prol de uma sociedade melhor e mais harmoniosa”, afirmou.

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Durante o encontro, o Ilê anunciou detalhes para o carnaval do próximo ano, em que prestará uma homenagem a Nelson Mandela, com quem Graça foi casada. O ex-presidente da África do Sul e símbolo da luta contra o apartheid, regimento de segregação racial, morto em dezembro de 2013, completaria 100 anos em 2018. “Ser informada dessa homenagem foi o melhor presente que eu poderia receber. Para mim significa manter viva a memória de Nelson Mandela”, completa a ativista.

Para o fundador e presidente do bloco, Antônio Carlos ‘Vovô’, a visita de Graça Machel é uma honra. “Nós apresentamos para ela o nosso projeto para o carnaval em que faremos uma homenagem a esse símbolo tão importante de nossa cultura. Para nós é uma honra muito grande receber uma mulher como a Graça, com a história de vida e luta que ela tem e fazer esse intercâmbio bacana".


Ativismo
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Graça Machel visitou o a sede do Ilê Aiyê um dia depois de participar do projeto Fronteiras do Pensamento, que é apoiado pelo Governo do Estado e discute temas importantes na contemporaneidade. Política e ativista pelos direitos humanos, Machel é uma das mais importantes ativistas africanas, ligada a organizações sociais para a manutenção dos direitos de mulheres e crianças. Formada em Filologia da língua alemã pela Universidade de Lisboa, atuou como professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique durante a Luta Armada da Libertação Nacional.

Repórter: Tácio Santos
----------------------------

RESUMO de NOTÍCIAS

RESUMO de NOTÍCIAS
As principais notícias do dia. Leia o que toca

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo

INFANTIL

INFANTIL
Domingo, 10h00 e 16h00 - clique na imagem para saber mais

VOCÊ REPÓRTER

VOCÊ REPÓRTER 
O canal de jornalismo participativo da Rádio Cabriola.

Teatro da Cabriola

Teatro da Cabriola

Aplicativo para ouvir nossa Rádio no Celular

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Fotos da Cabriola

Fotos da Cabriola

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade 
A partir de agora, a Web Rádio Cabriola já inclui em sua programação o "Talento em Destaque", quadro do programa Magazine da Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria. CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Histórico da Cabriola

Histórico da Cabriola


Arquivos de áudio