Tempestade Harvey continua provocando chuvas "catastróficas" sobre o Texas

Internacional
Houston – cidade do Texas foi fortemente afetada pela tempestade tropical Harveydivulgação do Dpt Militar do Texas/Tim Puitt/EPA/EFE
Da EFE Edição: -

A tempestade tropical Harvey, cujo olho está posicionado no litoral central do Texas, nos Estados Unidos, segue trazendo nesta terça-feira (29) fortes chuvas e é esperada uma piora nas inundações no Sudeste do estado e sudoeste de Louisiana, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) do país. As informações são da agência de notícias EFE.


Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:

Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:




Em seu boletim das 12h GMT (9h em Brasília), o NHC pediu novamente à população que "não tente viajar para as regiões atingidas, que permaneça em local seguro e que evite a locomoção por estradas inundadas".

De acordo com o NHC, Harvey apresenta ventos máximos constantes de 75 quilômetros por hora (km/h) e está posicionado a 145 quilômetros ao leste-sudeste de Port O'Connor e a cerca de 235 quilômetros de Port Arthur, ambos no Texas.

O sistema de baixa pressão está se deslocando muito lentamente rumo ao leste-nordeste a uma velocidade de translação de 6 km/h e, segundo um provável padrão de trajetória, fará um giro na quarta-feira (30) para o norte-nordeste, por isto o olho "se moverá terra adentro pelo noroeste da costa do Golfo".

A tempestade segue trazendo intensas precipitações que ameaçam aumentar o número de mortes na região, que já chega a oito.

Harvey alcançou a costa com ventos máximos constantes de 215 km/h, o que o classificou como furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que tem cinco níveis). O evento meteorológico segue causando "inundações catastróficas para as vidas humanas no sudeste do Texas e em partes do sudoeste da Louisiana", advertiu o NHC.

Espera-se que Harvey traga até quinta-feira (31) mais chuvas, que poderiam alcançar entre 250 e 500 milímetros no sudoeste da Louisiana e no norte do Texas.

Nesta última região, as chuvas poderiam provocar inundações de até 1,2 metro, inclusive nas áreas metropolitanas de Galveston e Houston, cidades que vem sofrendo com enchentes nos últimos dois dias.

O outro grande perigo é o aumento do nível do mar nas áreas costeiras, devido aos ventos ciclônicos e às ondulações causadas pelos mesmos. Em algumas áreas, é esperado um aumento do nível do mar de até um metro.

As autoridades do Texas elevaram o número de mortes relacionadas com a passagem do furacão Harvey para pelo menos oito, seis deles nos arredores de Houston, onde continuam as chuvas e milhares de pessoas ainda esperam para serem resgatadas.

- Assuntos: tempestade tropical Harvey, meteorologia, chuvas, inundações, Texas, Houston, Louisiana
----------------------------------------------------

INFANTIL

INFANTIL
Domingo, 10h00 e 16h00 - clique na imagem para saber mais

Programa Autores e Livros da semana: 14 a 20/08

Programa Autores e Livros da semana: 14 a 20/08
Vem cá curiar o cacuriá, de Inara Rodrigues

PROGRAMA COISAS DO BRASIL: 14 A 20/08

PROGRAMA COISAS DO BRASIL: 14 A 20/08
A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)

MULHERES DE PALAVRA - 14 a 20/08

MULHERES DE PALAVRA - 14 a 20/08
Humanização do parto

Teatro da Cabriola

Teatro da Cabriola

Aplicativo para ouvir nossa Rádio no Celular

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Fotos da Cabriola

Fotos da Cabriola

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade 
A partir de agora, a Web Rádio Cabriola já inclui em sua programação o "Talento em Destaque", quadro do programa Magazine da Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria. CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Histórico da Cabriola

Histórico da Cabriola


Arquivos de áudio