Ministro diz que extinção de reserva não coloca em risco áreas de preservação e terras indígenas

Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:

Se você ainda não está na Rádio, Clique na imagem para entrar e continuar lendo:

Samanta do Carmo

Diante da repercussão negativa sobre a decisão de extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada nos estados do Pará e Amapá, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, convocou a imprensa, na noite dessa sexta-feira (25), para prestar esclarecimentos.


O ministro ressaltou que a extinção decretada nessa quarta-feira (23) não coloca em risco as áreas de preservação ambiental e terras indígenas que integravam a reserva.

Ele argumentou que existem hoje 28 pistas de pouso clandestinas e mil pessoas praticando garimpo ilegal na região, e por ser uma reserva, a fiscalização ficava prejudicada.

Leia mais
Ministro afirma que extinção de reserva objetiva coibir atividade ilegal na área
Artistas e políticos têm se manifestado contra o decreto de extinção. O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Trípoli, pediu à Casa Civil da Presidência da República que reverta a decisão.

O senador Randolfe Rodrigues, da Rede, apresentou um projeto de lei no Congresso para sustar o decreto.

A modelo Gisele Bünchen escreveu em seu tuíter que o governo estaria leiloando a Amazônia. O ator Cauã Raymon chamou a decisão de retrocesso que ameaça o futuro do país. Outros artistas famosos, como Luciano Hulk, Ivete Sangalo e Fafá de Belém, pediram o retorno da reserva.

Mariana Napolitano, coordenadora do núcleo de ciências da WWF Brasil, destacou que essa abertura pode promover uma corrida ao ouro para essa região, gerando degradação ambiental e conflitos sociais. A reserva havia sido criado em 1984.
---------------------------------------------------------------

INFANTIL

INFANTIL
Domingo, 10h00 e 16h00 - clique na imagem para saber mais

Teatro da Cabriola

Teatro da Cabriola

Aplicativo para ouvir nossa Rádio no Celular

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Fotos da Cabriola

Fotos da Cabriola

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade

Parceria: Rádio Cabriola - Rádio Universidade 
A partir de agora, a Web Rádio Cabriola já inclui em sua programação o "Talento em Destaque", quadro do programa Magazine da Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria. CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Histórico da Cabriola

Histórico da Cabriola

Arquivos de áudio